O WikiProdutor
Escrita em 18/10/10 por admin
EditoriaisEsta edição tem uma pauta variada e muitas novidades.  O eixo principal é o das mudanças de comportamento que vêm sendo promovidas pelo pessoal da informática ( ou Nerds, como quem não é Nerd costuma chamá-los). Estas mudanças são novidade por serem a aplicação prática de  valores antigos no ambiente do conhecimento, da propriedade intelectual e da tecnologia mas que são  pouco praticados no mundo contemporâneo, como ser menos ganancioso, mais participativo e  mais solidário. Isso tudo se concretiza nos conceitos de Software Livre, na Web 2.0, nas licenças Creative Commons e no Wiki. Junto com esta edição estamos iniciando a operação do WikiProdutor.




WikiProdutor


As pessoas são do bem por princípio e, se tiverem chance, vão fazer coisas boas. Este é o pensamento que norteia a criação do Wiki – um tipo de software da classe de Gerenciadores de Conteúdo que têm a característica de deixar que todos editem o seus textos,  permitindo a colaboração geral na construção do conteúdo.

O mais conhecido exemplar deste tipo de site é a Wikipedia, uma enciclopédia online construída apenas com a participação de voluntários, que hoje é uma referência.

Claro que sempre aparece um ou outro que é espírito de porco. Vândalos, hackers e outros indivíduos com ”idéias de jerico”, como se dizia antigamente, geralmente preferem  sites mais lucrativos do que aqueles nos quais o capital é o conhecimento. Até porque a plataforma Wiki tem mecanismos que tornam muito fácil detectar e apagar as bobagens que eles possam escrever ali. Assim, mais vale nos concentrarmos num trabalho que pode ser produtivo, contando com as pessoas sérias.

O Clube da Cultura está pondo no ar o WikiProdutor, com a finalidade de construirmos juntos as bases conceituais do universo da produção cultural. Ninguém é capaz de fazer isso sozinho e é isso, exatamente,  o que todos precisamos. Não podemos continuar a utilizar as mesmas palavras que cada um entende com um significado diferente. Caso contrário, acontece o que está acontecendo: as pessoas não se entendem.

Ao criar o WikiProdutor o Clube da Cultura está investindo e apostando no processo de amadurecimento e conscientização dos produtores culturais e contando que, cada um de nós, - os conscientes e amadurecidos – vai investir um pouquinho de seu tempo para deixar as coisas mais claras para todo mundo, compartilhando o que já aprendeu.

Tudo que você precisa fazer é entrar no WikiProdutor e ler os textos. Se achar que tem alguma coisa que pode ser melhorada, aprofundada ou acrescentada, faça isso. Leia antes as páginas [Como você pode colaborar] e [Orientações para edição], para não darmos cabeçadas uns nos outros. Mas é tudo muito simples.

É uma mudança de atitude – na linha proposta do Software Livre e do Código Aberto (veja artigo): precisamos todos construir o que nos une (o desenvolvimento do mercado profissional) independentemente da concorrência inerente a este mesmo mercado. Até porque quem trabalha com cultura espera produzir coisas que tenham mais valor que, simplesmente, o dinheiro.

Outras notícias e comentários adicionais estão disponíveis em: Fazer e Vender Cultura
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores.