A maior árvore de Natal flutuante do mundo
Escrita em 23/008/10 por admin
Casos de SucessoA lagoa Rodrigo de Freitas, uma das paisagens mais conhecidas da cidade do Rio de Janeiro, é o cenário escolhido, desde 1996, para a montagem da Árvore de Natal patrocinada pela Bradesco Seguros e Previdência. Reconhecido pelo Guinness Book of Records como a maior Árvore de Natal Flutuante do Mundo, este símbolo marca o início do período natalino e sua inauguração já é considerada como o terceiro e mais importante evento do calendário oficial da cidade, atrás apenas do carnaval e do réveillon.






Em sua 14a edição (dezembro de 2009), o evento de inauguração da árvore, que costuma ocorrer entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro, reuniu cerca de 200 mil pessoas no entorno da Lagoa, segundo dados divulgados pela Polícia Militar. Durante o período de sua exposição, os engarrafamentos na orla da Lagoa aumentam significativamente, pois tanto os motoristas quanto os pedestres que passam pelo local costumam desviar o olhar para os atuais 85 metros e 500 toneladas de luzes e efeitos especiais. Além disso, o comércio de ambulantes também contribui para aumentar o movimento. Esperar a hora de acender as luzes da árvore é um dos programas preferidos do carioca nos finais de semana, até 6 de janeiro, Dia de Reis, quando ela é desmontada.



Projeto de sustentabilidade



Foi sentado em seu escritório de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas que Roberto Medina, da agência Artplan, idealizou a Árvore de Natal Flutuante. Desde que foi criada, uma de suas marcas é a inclusão de uma novidade tecnológica todos os anos. Na comemoração dos 10 anos do projeto, por exemplo, um balé de jatos de água, utilizando modernos equipamentos como geradores movidos a biodiesel, foi considerado um avanço importante na preocupação com o meio ambiente. Essa tecnologia contribui para a redução das emissões de CO2 (gás carbônico) na atmosfera e os geradores são controlados por um sistema de telemetria computadorizada que os aciona de acordo com a exigência de iluminação programada. Desde 2008, as emissões de gás carbônico proporcionadas pela montagem, exibição e desmontagem da Árvore são neutralizadas pelo plantio de árvores em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.






Outra característica da Árvore da Lagoa é ter um tema diferente a cada ano. O último foi “A união dos nossos melhores desejos” decorado com as guirlandas de Natal. A cenografia foi assinada por Abel Gomes, com luzes e cores em onze fases sequenciais, iluminadas por 2,9 milhões de microlâmpadas, 52 quilômetros de mangueiras luminosas e 1.600 estrobos (pequenas lâmpadas com efeito estroboscópico), que produziram o efeito de estrelas brilhando.

A estrutura da Árvore permite a instalação de um carrilhão eletrônico, que reproduz canções natalinas, gravadas na Itália, com sinos tocados manualmente por sineiros profissionais. A música-tema, composta pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle, e outras composições natalinas, como Jingle Bells, foram apresentadas diariamente. O carrilhão eletrônico, importado da Itália, é semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e tem um sistema de propagação de som acoplado à estrutura da Árvore, para que as canções sejam ouvidas às margens da Lagoa.

Virtual

A inauguração da Árvore, em 2009, teve espetáculo de música e fogos de artifício, com um sucesso de público nacional e internacional. Três telões de LEDs (diodos emissores de luz), foram espalhados em pontos estratégicos da Lagoa Rodrigo de Freitas. Além do público presente, composto por turistas de outros países, o último evento teve audiência virtual pois foi transmitido em tempo real no site www.arvorenatalbradescoseguros.com.br.

Pelo mesmo site os internautas fizeram upload de vídeos com mensagens natalinas e o público votou nos melhores autores. Ali é possível fazer um tour virtual de 360º e encontrar informações sobre o histórico da Árvore, emoticons para MSN messenger, envio de cartões virtuais personalizados, games, música-tema da Árvore com letra para download, receitas de pratos natalinos e dicas para uma ceia natalina especial. A Árvore tem gerado frutos no Orkut, Twitter, Facebook e YouTube: a Bradesco e os interessados na Árvore trocam informações, dão dicas, acessam e baixam fotos, vídeos e comentários sobre o evento.  




Outras notícias e comentários adicionais estão disponíveis em: Fazer e Vender Cultura
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores.