GUIA BRASILEIRO DE PRODUÇÃO CULTURAL 2010 | 2011

CRISTIANE OLIVIERI | EDSON NATALE [Org.]

Para quem ligou a internet só agora, convém avisar que o Guia Brasileiro de Produção Cultural 2010-2011 está em sua sexta versão após 17 anos de vida. O livro tem, portanto, o que se considera uma trajetória e um propósito fundador: “registrar o conhecimento e as experiências dos profissionais desta área, que muitas vezes aprendem fazendo”.

Cristiane Olivieri e Edson Natale, seus organizadores, de fato se fazem valer dessa estrada para propor um encadeamento temático em que cada capítulo – e mesmo a sucessão deles – implique sempre em um diálogo entre a reflexão e a ação. Essa abordagem geral, no entanto, não impede que o leitor desfrute da leitura a partir de qualquer capítulo, ou subtema. A revista Fazer e Vender Cultura curtiu isso e destaca mais uma afinidade:

“...Música como um serviço, como a gastronomia, a fabricação de vinhos ou roupas. As pessoas que consomem este serviço são chamadas de público, em vez de clientes. Esta é uma relação simples e direta, artista e seu público. O público, se gosta, entra na cadeia produtiva e acha uma forma de pagar para consumir, para fruir e se deliciar com sua música, pagando por ingressos, comprando discos, CDs, LPs, downloads ou música no celular, tanto faz...”
(Pena Schmidt no artigo O valor que essa gente bronzeada tem)

Este é um Guia que conhece seu público, tem densidade crítica, enfoque contemporâneo e mil e uma utilidades práticas. Entre estas últimas, o capítulo final – Produção – traz uma coleção de Listas de checagem de eventos (checking lists, em bom português) que poderia muito bem fazer parte da nossa seção Truques e Dicas.

Recém lançado pela Editora SESC-SP, o livro ainda não está disponível no Rio de Janeiro e pode ser encomendado no link abaixo.

Por gentileza da editora, publicamos aqui a versão de bolso eletrônica do Guia.

EDIÇÕES SESC SP

2010 | 376p

 

Leia trechos do livro | clique na imagem para ampliá-la | para adquirir o livro, clique aqui

ISBN 978-85-98112-99-2