Tendas: uma tendência prática e criativa
Escrita em 12/007/10 por admin
Infra-EstruturaDisponíveis em variados formatos, tamanhos e estilos, as tendas são itens indispensáveis para eventos ao ar livre – mas também podem ser usadas como apoio em eventos fechados. Com a variedade oferecida pelo mercado, elas servem tanto para abrigar o público da chuva ou do sol, quanto para criar ambientes, demarcando espaços e funções específicas.

O tamanho do terreno útil e a quantidade esperada de público são as informações iniciais para definir o item mais importante na escolha da tenda: segurança. Segundo Alexandre Gomes, gerente comercial da Tropical Sul, “a estrutura tem que cumprir todas as exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura)”.  Ou seja, é preciso encaminhar para esses órgãos (além da prefeitura, subprefeitura e delegacia da área) o formulário Nada a Opor - geralmente uma atribuição do produtor executivo.





A natureza do evento influencia a escolha do formato da tenda. A sanfonada, por exemplo, deve ser evitada se houver fotos, porque as ferragens são aparentes. “O tipo piramidal é uma espécie de coringa, porque pode ser usado em diferentes atividades. A tenda bolha, por ser menor, é mais indicada para camarotes ou áreas vip”, ensina Eliane Vieira, da Tendas e Companhia. A tenda túnel faz uma boa composição quando utilizada na área de abertura do evento. Uma única programação pode lançar mão de vários tipos de tendas , criando espaços diferenciados.

Para criar ambientes diversos, ou adequar a tenda a uma função específica, as empresas oferecem a locação de acessórios (que podem incluir até um climatizador). Por exemplo: um piso de PVC cai bem em uma tenda destinada a servir como pista de dança; laterais ajudam a compor um ambiente formal, apropriado a uma cerimônia solene. Tablados, palco, carpete, ar condicionado e cortinas são outros recursos que auxiliam a criação de um espaço praticamente independente, completo e único.

As coberturas e tendas podem ser personalizadas com estampas e logomarcas. Os tamanhos também atendem às necessidades do cliente. Assim, é difícil falar em preço médio, pois ainda há que considerar o terreno, o local, os acessórios.  Um exemplo ajuda a dar referência de custo: a Tropical Sul orçou em cerca de R$ 12.000 o aluguel de uma tenda de 200 metros quadrados, com acabamento padrão, por uma semana, no Aterro do Flamengo.  Se a estrutura recebesse um auditório, por exemplo, teria capacidade para abrigar 220 pessoas confortavelmente. A locação do mesmo equipamento nas mesmas circunstâncias, climatizado, ultrapassa os R$ 15.000.  

O prazo para instalação é de três dias para montagem e dois para desmontagem. A produção precisa coordenar a instalação de banheiros químicos e geradores, equipamentos que devem constar na ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), emitido pelo CREA.





Ao planejar o próximo evento, considere as tendas e suas múltiplas possibilidades. Lembre-se que elas podem desempenhar outras muitas funções além de abrigar o público das condições climáticas, ajudando a compor o espaço de acordo com suas necessidades e criatividade.

Outras notícias e comentários adicionais estão disponíveis em: Fazer e Vender Cultura
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores.