Visionários
Escrita em 18/005/10 por cristinabecker
Artigos e ColunasMuitas águas rolaram.

Foram muitas horas de papo. Quase sempre à luz "inspiradora" de um chopinho.
Pessoas com interesses comuns, cuja seriedade profissional e uma fé, cega, obstinada mesmo, conduziam seus trabalhos com, por e para cultura, a mudanças profundas no establishment e por conseguinte, em suas vidas.

Falando assim pode parecer coisa de adolescente. Mas, que nada. A maioria já tinha filho grande/criado, alguns até, netos!

E ocupavam (e ainda ocupam) posições de liderança e de grande responsabilidade, na área pública e privada do setor cultural. Todos produtores culturais. Por vocação, opção e convicção. Todos vivenciando, no dia-a-dia, as mazelas e desafios do fazer cultural.

Nossos encontros frequentes - embora sempre com ausências inevitáveis para os mais ocupados - era sempre uma festa. Foi assim (e ainda é) por quase dezessete anos. As pessoas que trabalhavam num lugar mudavam de pouso e mantinham-se firmes no grupo; algumas chegaram, outras sumiram.

Fizemos muitas coisas juntos.

Algumas vezes, o grupo todo, outras vezes, em duplas ou em grupos menores. Sem nenhum controle coletivo, instigados por interesses e energias comuns. Cada qual com capacidade para cuidar de si.  

Estabelecemos relações mútuas, de afeto, admiração e respeito profissional. Não havia muita disposição para novas realizações além, é óbvio, das centenas de novidades que cada um de nós, individualmente em suas organizações, fazia profissionalmente.

O que nos juntava era a necessidade de simplesmente estar juntos, trocar idéias e sentir uma franca, simples e incomum amizade. Pura empatia e o prazer de pensar e criar juntos.  Este é o Clube da Cultura.

De nossos papos, resultou esta revista que você, agora, está lendo.

FAZER E VENDER CULTURA, uma iniciativa visionária, um think-tank de pós-graduados criativos e pensadores senior, que se reúnem neste espaço inovador para provocar e arriscar pensamento, com liberdade e permanente troca. Uma plataforma pioneira em sua forma, onde uma pequena ideia pode se tornar um grande projeto, show, espetáculo ou performance.

Painel vivo de discussões, projeções de imagens, entrevistas com artistas, produtores, curadores e demais fazedores de cultura. Seus membros e colaboradores são compostos por pesquisadores, promotores de cultura em suas mais variadas formas, que têm acesso direto aos líderes e formadores de opinião mais atuantes do momento.

FAZER E VENDER CULTURA tem como principal MISSÃO disseminar idéias e conhecimento sobre o fazer cultural de forma ágil, rápida e acessível. Uma ferramenta de promoção e provocação de idéias e iniciativas, que antecipa e projeta as diferentes etapas da produção cultural fluminense, nacional e internacional.

Boa leitura!




Cristina Bokel Becker
Gestora Cultural e coordenou diversos projetos artísticos como curadora e planejadora. Relações Públicas por  vocação, atuou nas áreas de comunicação e marketing, captação de recursos e negócios em empresas variadas. Foi por sete anos Gerente de Artes e Indústrias Criativas do British Council Rio e mais
recentemente Chefe do FILME NO RIO, Escritório de Apoio ao Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Sua maior paixão pessoal é a dança - área onde mantém intensa atividade e colaboração. Atualmente integra a equipe de Affaire Public da Michelin.

Outras notícias e comentários adicionais estão disponíveis em: Fazer e Vender Cultura
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores.