Sem apagões
Escrita em 17/001/10 por admin
Infra-EstruturaDepois da chuva, o item que mais gera queda de cabelos no produtor cultural é a pane elétrica. Por falta ou sobrecarga. Mesmo na produção mais modesta, sem energia não há espetáculo. Além disso, são raros os locais que possuem estrutura própria de energia e os que a têm costumam cobrar à parte pelo uso.

Assim, a locação de geradores externos de energia é um aspecto fundamental da produção que precisa ser planejado com atenção.
Para escolher o gerador mais adequado é preciso equacionar todos os equipamentos envolvidos: o som de microfones, instrumentos, amplificadores; e também a iluminação – que é responsável pela maior parte da energia utilizada. Essa avaliação é feita por um engenheiro de som, capaz de calcular a capacidade necessária.

A Mil Geradores, empresa do Rio de Janeiro que já forneceu equipamentos para eventos como a Árvore de Natal da Lagoa e a turnê da cantora Madonna, conta com um software para essa avaliação: “Nós vamos até o local para analisar tudo, o cabeamento necessário, a potência de som a ser utilizada e todos os fatores envolvidos. Depois fazemos cálculos precisos para escolha do equipamento”, afirma Ricardo Dinelli, gerente técnico da empresa.

Além da potência de energia, fatores como ruído e condições de uso também são importantes. “Só trabalhamos com geradores silenciados, seja na construção civil ou em um evento refinado. Se no último o barulho interfere no evento, no primeiro pode causar danos à saúde dos trabalhadores”, afirma Dinelli. Os cabos, por exemplo, devem ter encapamento reforçado por questões de segurança, evitando acidentes e choques.

Confiança e credibilidade são os principais critérios para decidir-se pela empresa fornecedora de grupos geradores – a denominação correta, já que a locação engloba o gerador, que é a máquina motriz de força, e um alternador de energia.  Aqui, economizar pode custar caro, então o ideal é trabalhar com empresas conhecidas. A produtora Roberta Kelab, da Backstage, aconselha: “O correto é ter um gerador de reserva. Não dá pra correr o risco de ficar sem energia no meio do evento”.  As boas empresas do ramo trabalham com um gerador de backup.

O custo de locação de geradores varia de acordo com o evento, local, tempo de locação. Por exemplo: o aluguel de um equipamento de 150 KVA (unidade de potência) para uma micareta de fim de semana varia entre R$ 1.000, e 1.500, a diária – que, em geral, inclui o transporte, montagem e operação do material.  



Mil Geradores - http://www.milgeradores.com.br
Tel.: 55 (21) 3865 - 0010
Tel.: 55 (19) 3256 - 7500
Plantão 24 horas:
Tel.: 55 21 - 3865 - 0009
Tel.: 55 19 - 9842 - 0442

Poliservice - http://www.poliservice.com.br/

Tel: (11) 4341-6675
Tel: (21) 2586-63795

Brasif Rental - http://www.brasifrental.com.br

Tel: 0800 709 8000


Outras notícias e comentários adicionais estão disponíveis em: Fazer e Vender Cultura
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores.